SPLENDOUR

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ALBERT BIERSTADT

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Observatório de Histórias em Quadrinhos - USP

Observatório de Histórias em Quadrinhos - USP

SEXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO DE 2011

Pesquisa Concluída: Palavra, voz e imagem: a representação feminina em Mafalda, de Quino

A pesquisa foi desenvolvida em nível de mestrado por Ana Carolina Souza da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, sob orientação da Profa. Dra. Rosângela Maria Soares de Queiroz.

A autora parte da consideração inicial de que Mafalda, Susanita e Raquel (mãe deMafalda) representam vozes femininas e refletem as construções do imaginário cultural da época de sua produção. Assim, os discursos e as imagens presentes nas narrativas se configuram como objeto de estudo da dissertação, já que é a partir da (re) construção de seus sentidos que se busca responder a questão de como se dá a representação da voz e da identidade feminina refletidas no imaginário de Mafalda, personagem de quadrinhos criada pelo artista argentino Quino.

A partir dessa problemática, são estabelecidas as seguintes hipóteses: 1. As histórias em quadrinhos, assim como outras manifestações da linguagem, recuperam e refletem em suas imagens, sons e escrita a memória sócio- cultural individual e coletiva de um dado contexto histórico. 2. Quino resgata os valores e os espaços sociais da mulher permitindo em suas tiras o diálogo e o confronto de ideologias entre representações femininas diferentes. 3. A partir dos discursos velados e expostos, as histórias em quadrinhos de Mafalda veiculam ideologias, formas de pensar e agir que contribuem para a formação de sua identidade feminina.
O corpus da pesquisa é composto pelo livro Toda Mafalda, de Quino, que reúne praticamente todas as publicações com a personagem. O recorte para análise (12 tiras) foi realizado levando-se em consideração a relação interdiscursiva entre imagem e escrita, buscando escolher quais atendiam mais significativamente ao objetivo geral do trabalho de observação das formas das representações femininas.

A pesquisa conclui que a tentativa de auto-afirmação feminina, de busca pelo espaço social registrado na voz de Mafalda contribuiu consideravelmente para uma ampliação/aceitação de seus seguidores ideológicos como também para uma possível negação, um estranhamento. Sugere, a partir dessa leitura, que reconhecer as representações femininas nos quadrinhos de Mafalda implica num olhar atento aos processos de produção, circulação e interpretação dos sentidos, especialmente, para a relação mantida entre o exposto e o velado, em quem diz, como diz e por que diz.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente com a autora, nos endereços eletrônicos anacarolinaragao@gmail.com e ikebana_azul@hotmail.com.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

SEGUNDA-FEIRA, 30 DE MAIO DE 2011

Prorrogado o prazo para envio dos trabalhos completos às I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

Atendendo a pedidos, foi prorrogado para o dia 19 de junho o prazo final de entrega dos artigos completos às I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Os textos deverão ser encaminhados por meio do site do congresso, via campo "inscrição" (http://www.jornadasinternacionais.com.br/?page_id=5 ).
As mesmas orientações anteriormente divulgadas continuam valendo:

  • só poderá apresentar as comunicações orais a pessoa que teve o resumo aprovado e tiver entregado o artigo (ou seja: apenas a aprovação do resumo não garante a apresentação);
  • para ter o artigo avaliado, o autor precisa estar em dia com o pagamento da taxa de inscrição (do contrário, o texto será desconsiderado);
  • quem eventualmente não tiver o artigo aprovado para os anais poderá participar do congresso com a comunicação oral (ou seja: a não aprovação do artigo para fazer parte dos Anais não impedesua apresentação oral).
Quaisquer dúvidas devem ser dirigidas à Comissão Coordenadora, pelo email jornadasinternacionais@gmail.com.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Pesquisa concluída: A configuração de gêneros multimodais: um estudo sobre a relação gênero-suporte nos gêneros discursivos tira cômica, cartum, charge e caricatura

A pesquisa foi desenvolvida em nível de mestrado por Alex Caldas, noMestrado em Letras da Universidade Federal de Viçosa, , sob a orientação da Profa. Dra. Maria Carmen Aires Gomes.

A pesquisa parte das seguintes perguntas: Como reconhecer, caracterizar e diferenciar os gêneros multimodais tira cômica, cartum, charge e caricatura? Como se estabelecem as relações gênero-suporte nesses gêneros? Pautados no aporte teórico-metodológico dos estudos de gêneros vinculada à Lingüística Sistêmico-Funcional – LSF - e aos quadrinhos, o autor buscou direcionar suas reflexões de forma a: (1) descrever a Estrutura Potencial do Gênero (EPG) dos gêneros multimodais tira cômica, cartum, charge e caricatura; (2) caracterizar o suporte dos gêneros multimodais em foco a partir da perspectiva da LSF; e (3) investigar a relação gênero-suporte nesses gêneros.
Para cumprir os objetivos definidos foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de textos e imagens, realizando estudo dos seguintes suportes livro e seus gêneros: (a) Aline (I, II, III), de Adão Iturrusgarai (2007, 2009a, 2009b), com as tiras cômicas; (b) Assim Rasteja a Humanidade, de Allan Sieber (2006), com os cartuns; (c) Fatores de Risco, de Júlio Erthal (1998), com as charges; e (d)Caricaturas e Caricaturados, de Mário Mendez, com as caricaturas.
As conclusões da pesquisa apontam para a dificuldade de se diferenciar os gêneros tira cômica, cartum, charge e caricatura, pois estes apresentam a mesma variável modo (escrito/multimodal) e relações (autor versus leitor) de registro; já a variável campo de registro ocorre de maneira diferente, o que, portanto, elege estágios de realização específicos para cada gênero, o que os diferencia. Quanto à relação gênero-suporte, pode-se dizer que o suporte – como organização material da linguagem, inscrita no registro – elege elementos de realização material que o qualificam como suporte pretendido em uma dada cultura e o individualiza perante seus pares, a esses elementos chamamos de elementos gráficos que se realizam em função da relação autor versus editor(a).
Interessados em conhecer a dissertação podem entrar diretamente em contato com o autor, Alex Caldas, por meio do endereço eletrônicoaxbr1@yahoo.com.br ou pelo twitter @Alexcaldass.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

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